CECCO: atividades reúnem mais de 300 pessoas por mês
“Eu tenho problema de joelho e o médico me recomendou exercícios leves. Fiquei sabendo o que oferecem e comecei a fazer algumas atividades, como Dança Circular e Lian Gong. Como eu trabalhei como professora por 25 anos, estava acostumada a conviver com pessoas e aqui também tenho essa oportunidade. Tudo me deixa muito disposta”, comentou Diolinda Lemos, se referindo às Práticas Integrativas que semanalmente faz no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO).
O equipamento, no Parque Continental, é vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Além da Dança Circular e do Lian Gong – retomados neste mês após a suspensão em decorrência da pandemia de COVID-19 -, o espaço oferta Ginástica Corporal, Chi Kung, Meditação, Auricoloterapia, Zumba, Arteterapia, entre outras atividades coletivas.
O CECCO conta também com Grupos de Geração de Renda vinculados aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e, ainda, realiza programações voltadas à convivência para crianças, adolescentes e adultos. Atualmente, o serviço recebe mais de 300 pessoas por mês, totalizando em torno de mil atendimentos.
“O objetivo é promover autonomia, qualidade de vida e inclusão social, por meio de ações intersetoriais e multiprofissionais. Estamos voltados para a prevenção e promoção da saúde. O cuidado é integral e os resultados têm sido positivos, com diversos benefícios para os usuários como: estimulação da memória e da atenção, do equilíbrio, da cooperação, da interação, enfim, ampliação de horizontes”, destaca a gerente do CECCO, Fernanda Torres Apollonio.
“Quem passa por aqui se renova. Faz 6 anos que iniciamos atividade no CECCO. Garanto que aqui encontramos: saúde, integração, emoção e amizade”, opina a agente comunitária de saúde, Nilza Koga, uma das responsáveis por levar a Dança Circular e Lian Gong para o serviço.
Como participar
As atividades são abertas ao público e não é necessário encaminhamento. Mensalmente, é divulgada a programação das práticas, dos encontros e das oficinas. O equipamento, na rua Benedito Sérgio de Oliveira, 220, fica aberto das 8h às 17h, de segunda a sexta. O endereço é atendido pelas linhas do transporte coletivo: 573 (Engordadouro), 574 (Marlene), 571 (Tulipas) e 907 (Terminal Vila Arens-Hortolândia).
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)