Na 3ª FLIJ, Biblioteca Municipal recebe roda de conversa sobre dramaturgia
A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebeu, na noite desta quarta-feira (22), a mesa temática “Dramaturgia, roteiro e literatura: que escrita é essa?”, com a doutora e mestre em artes cênicas, jornalista, dramaturga e escritora Paula Autran, e mediação de Caroline Ferreira. Também esteve presente o dramaturgo jundiaiense Marcos César Duarte, que realizou a abertura do evento contando algumas de suas experiências.
“Sempre procuro produzir textos e peças muito autorais, que contenham a minha identidade, mesmo quando faço alguma adaptação. No teatro, sempre buscamos a proximidade e interação com o público e, para isso, devemos universalizar o processo de escrita para que todos sejam atingidos e sintam-se parte da obra”, afirma Marcos.
“Hoje me considero uma escritora profissional, mas é difícil saber quando escrever realmente se torna a nossa profissão. Trabalho produzindo diferentes gêneros, de textos acadêmicos a poesias, peças e livros infantis. E acredito que os diferentes gêneros dialogam muito bem entre si. Sinto que cada estilo vem de uma parte diferente do cérebro e por isso me dou bem com todos eles”, comenta Paula.
Durante a pandemia, Paula também produziu livros a respeito das mudanças na convivência e falou sobre a importância e os perigos das redes sociais no mundo atual.
“Com a FLIJ buscamos mostrar toda a diversidade dos gêneros literários e por isso esse encontro foi tão importante, para trazer diferentes linguagem, como a do teatro -através da dramaturgia -, para dentro da 3ª Festa Literário de Jundiaí”, aponta o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni.
Programação
Para o encerramento da 3ª FLIJ, a programação do fim de semana traz para a Biblioteca Municipal, tanto no sábado (24), quanto no domingo (25), feira de livros com expositores, recreação infantil, gastronomia, artesanato, além de brincadeiras literárias e jogos.
No sábado (24), a Biblioteca Municipal tem ainda, às 11h, um bate-papo sobre as criações literárias para crianças, com o autor Ilan Brenman e mediação de Jéssica Balbino; às 13h, o workshop “Vamos escrever um diário? Os primeiros passos na construção do escritor”, com Eliane Diana e Márcio Martelli; às 15h, a palestra “A formação do leitor na era digital”, novamente com Ilan Brenman e mediação de Jéssica Balbino; e às 17h a apresentação de “Os marinheiros”, peça livremente inspirada no texto “Pluft, o Fantasminha”, da autora Maria Clara Machado, com a Cia. Grifo de Teatro.
Já no domingo (25), para encerrar a programação, as atrações na Biblioteca Municipal serão, às 10h, a abertura da exposição “Revista Japy, HQs do coletivo JundComics” e a roda de conversa sobre o universo literário presente nas histórias em quadrinhos, com Rafael Calça e Vinícius Velo, e mediação de Ede Galileu; às 12h30, palestra sobre a construção de narrativa no jogo de RPG; às 15h, concurso de Cosplay, sob o comando do Coletivo JundComics; e às 17h, o show de encerramento, com a banda Still Folk.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)