Secretário Estadual de Justiça e Cidadania visita o CIC Jundiaí
O secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fernando José da Costa, esteve na manhã desta sexta-feira (23) em visita à cidade de Jundiaí, e foi recebido pelo prefeito Luiz Fernando Machado. O secretário primeiro passou pelo Paço Municipal e depois seguiu rumo ao Centro de Integração e Cidadania (CIC) Ary Fossen, localizado no bairro Cecap, para conhecer o local e o trabalho realizado.
O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Ao todo, existem 18 CICs no estado de São Paulo, que atendem a 2,5 milhões de pessoas por ano. A visita faz parte do projeto Cidadania em Movimento.
“Os CICs realizam um trabalho social importantíssimo voltado à população hipossuficiente (aquela que está na condição de incapacidade financeira para arcar com custos relacionados ao acesso à justiça), em questões como empregabilidade, assistência jurídica e combate à discriminação. São milhões de pessoas assistidas em todo o estado”, comentou o secretário Fernando.
“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos os funcionários desta unidade, que realizam um trabalho de enorme competência e utilidade à população. Este serviço é uma política pública do Governo do Estado para que o cidadão acesse seus direitos com qualidade de atendimento”, afirma o Prefeito Luiz Fernando.
Nas unidades existentes são prestados serviços de emissão de RG, carteira de trabalho, segundas vias de certidões de casamento, nascimento e óbito e atestado de antecedentes criminais; além de acesso grátis à internet (Acessa São Paulo), orientação social, posto de atendimento do Procon (através do Procon Móvel), posto de atendimento da CDHU, Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), delegacia, Defensoria Pública, Juizado Especial Cível (antigo pequenas causas), cursos e oficinas diversificadas.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)