Crianças do Jardim Tarumã participam de expedição sobre mobilidade sustentável
Alunos das escolas municipais Deodato Janski e Professora Ruth Carturan Wiemann, ambas do Jardim Tarumã, participaram, nesta sexta-feira (23), do “Bonde a pé”, expedição e vivência de caminhada pelas ruas do bairro que visa aguçar a percepção e o olhar das crianças sobre mobilidade urbana sustentável e sobre os espaços para lazer e descanso.
A expedição é uma sequência, fora dos muros da escola, das atividades lúdicas internas já realizadas esta semana, como Twister da Mobilidade e Circuito do Pedestre. As atividades são aplicadas por equipes do Instituto Corrida Amiga, parceiro contratado para a atividade pelo Ateliê Navio, também envolvido na implementação de conceitos da Urban95, como a idealização da Fábrica das Infâncias Japy. A iniciativa como um todo, integra a implementação em Jundiaí dos conceitos da iniciativa Urban95, por meio de parceria da Prefeitura com a Fundação holandesa Bernard van Leer.
“Uma cidade não consegue ser boa para as crianças se as decisões para o seu planejamento urbano forem somente pelos adultos. Por isso, em Jundiaí, Cidade das Crianças, elas contribuem com suas opiniões e percepções para as decisões do Poder Público”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
Uma das turmas que partiram em expedição, no período da tarde, foi o 1º ano C, do professor Cleyton Garcia. Após a saída da escola, a turma passou pelas outras escolas, pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e pelo Centro de Referência de Assistência Social do bairro, fez uma parada para brincar no parquinho e regressou à escola.
Durante todo o trajeto, os alunos foram acompanhados por socioeducadores do Corrida Amiga e do Ateliê Navio, além de agentes a pé e com escolta de carro da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).
Percorrendo as ruas do bairro, a criançada foi convidada a observar e identificar itens, como placas, faixas de pedestres, buracos e lixeiras. Às crianças também foi proposto escolher um desses temas para contar o número de vezes com que se deparavam, para que, no regresso à escola, pudessem fazer um desenho livre, expressando também suas brincadeiras favoritas e aquelas cuja oferta no bairro era reduzida.
Um dos 27 alunos desta turma participantes foi Kauã Telles, de seis anos, decidiu contar o número de carros. “Eu contei dez carros”. Já no parquinho, escolheu sua brincadeira favorita e o que estava faltando. “Do que mais gostei de brincar foi subir na árvore. Mas acho que faltou uma corda naquele parquinho, para a gente poder pular”.
Já Sarah Melo, também de seis anos, decidiu contar o número de postes. “Consegui contar 30 postes. Eles são bons, porque ajudam a iluminar quando está escuro. Mas durante o dia atrapalham quem está andando na calçada”, comentou a pequena aventureira, que escolheu também como melhor brinquedo do parquinho o gira-gira.
Além das intervenções de escuta das crianças na quarta (21) e nesta sexta-feira (23), os socioeducadores do Instituto Corrida Amiga realizaram nos últimos dias também a escuta com os cuidadores de alunos e com comerciantes locais sobre as iniciativas já em curso pela Prefeitura sobre mobilidade no bairro e no Município, além de terem realizado medições da qualidade do ar local e do espaço público na região.
(Fonte / Imagens: Prefeitura de Jundiaí)