Grupo de idosos do Santa Gertrudes conhece o Canil da Guarda Municipal e interage com os cães
Cerca de dez idosos moradores do Jardim Santa Gertrudes visitaram, na manhã desta sexta-feira (30), o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), onde, após assistirem ao “dog show”, puderam interagir com os cães. A visita fez parte da programação da Semana da Pessoa Idosa e foi promovida em parceria da Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC); da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGDAS) e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi).
O grupo de idosos faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da UGADS, que forneceu o transporte dos participantes. O SCFV visa complementar o trabalho preventivo à situação de vulnerabilidade social e, no bairro, é vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sul, operacionalizado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) parceira Bom Pastor.
As boas-vindas ao grupo ficou a cargo do subinspetor Carobelli, que fez a apresentação inicial e deu dados importantes sobre o Canil, que atualmente conta com 20 cães – um Bloodhound, um Rottweiler, três Labradores e 15 Pastores Belga-Malinois. “Esta interação com a comunidade é muito importante. Além das apresentações do ‘dog show’ e das visitas que recebemos, o Canil já faz um trabalho com as crianças no Hospital Universitário (HU) pelo Cãoterapia. Com este grupo da melhor idade, fechamos esta esfera de contato com a população. É algo muito salutar para todos os envolvidos”, comentou Carobelli.
Durante a apresentação do “dog show”, conduzida pelo GM Francisco, o grupo acompanhou as demonstrações de obediência a comandos, feitas pelo cão Killer, acompanhado do GM Rufino, e também do GM Marçal, para as demonstrações de mordidas. O grupo assistiu também à demonstração de obediência e saltos com o cão Zeus, que até plantou bananeira e surfou nas costas do GM Sérgio Luís; e viu ainda a demonstração de faro para busca de armamentos, entorpecentes, fugitivos e desaparecidos com o GM M. Silva e a Labradora Pantera, com quem os idosos do grupo puderam interagir ao final da apresentação.
O senhor José Oliveira Honório, de 70 anos, achou a visita aproveitável, em suas palavras. “Em casa temos três cachorros e quando meu filho chega do trabalho, antes mesmo que a gente perceba, os três começam a latir antes mesmo de ele colocar a chave no cadeado para abrir. E hoje aprendi também como lidando com eles com amor e carinho eles obedecem mais aos comandos”.
Outra integrante do grupo foi a senhora Benedita Lúcia Prandini, que também foi só elogios para a visita. “Foi uma ótima visita. Gostei de tudo e achei todos eles simpáticos, tanto os cães quanto os guardas. Meu cachorro de estimação, o Apolo, viveu comigo por 15 anos, mas faleceu em abril. Sinto muita falta, ele era meu companheiro. Por isso este passeio foi muito importante, para distrair a cabeça e sair da rotina de casa. O dia de hoje foi para mim uma aula, um aprendizado.”
Para a assessora de Políticas Públicas para o Idoso, Alessandra Citelli, momento marca com felicidade o retorno das atividades presenciais. “Apesar da chuva e do frio ao longo da semana, tivemos uma aceitação muito boa dos idosos, que estavam aguardando este momento festivo de retomada das atividades presenciais. Fica esta sensação de agradecimento a todos os participantes e Unidades de Gestão da Prefeitura envolvidos em tornar esta semana tão bonita e festiva”.
Segundo a gestora da UGADS, Maria Brant, a visita é uma ferramenta importante na criação de repertório. “Esta foi mais uma visita que a UGADS proporciona para usuários de seus serviços, como o que já fizemos com as crianças em acolhimento institucional. Trata-se de uma oferta importante para a criação de repertório e pertencimento a eles”.
A atividade foi acompanhada pelos assessores Renata Mangieri (UGADS) e Michael Gregório (Unidade de Gestão de Esporte e Lazer), integrantes do Comdipi.
Semana da Pessoa Idosa
A programação da Semana encerra-se neste sábado (01), das 14h às 17h, com o tradicional Baile da Pessoa Idosa no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Argos (antigo Criju). O CCI fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)