Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Inovação: especialista apresenta novidades em nanotecnologia

Publicada em 19/10/2017 às 18:41

Por Rafael Amaral

Não foram poucos os que ficaram empolgados com a palestra do professor Milton Flávio Macedo durante a abertura da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento ocorreu no Auditório Elis Regina, no Complexo Argos, na manhã da última quinta-feira (19), em Jundiaí.

Os inventos de Macedo estão todos patenteados

Aos presentes, o professor apresentou as últimas novidades em nanotecnologia, robótica e visão computacional. Entre elas, a nanofibra, que permite a reconstrução de órgãos do corpo humano por meio da criação de estruturas que servem ao agrupamento celular. No telão, ele deu alguns exemplos de tratamentos já realizados, como o de uma criança que teve a pele reconstruída após sofrer uma grave queimadura na região do tórax. Macedo mostrou inclusive estruturas com desenhos criadas com a nanofibra.

LEIA TAMBÉM:
Inovação: prefeito confirma Campus Jundiaí na Semana de Tecnologia

Outro produto que pode representar avanços à saúde é um robô que permite o movimento das pernas de pacientes que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou paralisia cerebral. Com esse tratamento, argumenta Macedo, o paciente consegue recuperar os movimentos e voltar a andar mais rápido do que os tratamentos convencionais. Como explicou, o investimento nesse aparelho pode ser positivo para empresas nacionais interessadas, pois não há ninguém o fabricando atualmente no Brasil. “Apresentei aqui vários projetos que a tecnologia já coloca disponível e que com poucos investimentos poderão ser transformados em novos negócios.”

Os inventos de Macedo estão todos patenteados. “Tenho mais de 40 patentes registradas”, disse ele à reportagem da TVTEC, após o evento. Atualmente, Milton é aluno de doutorado da Unicamp e faz parte da Incubadora de Empresas de Jundiaí.

Durante a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação ocorre o Startech, primeiro startup público municipal do país e que conta com 125 inscritos. O evento sobre inovação e empreendedorismo será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, na Biblioteca Municipal “Nelson Foot”.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/10/19/inovacao-especialista-apresenta-novidades-em-nanotecnologia-e-robotica/

Apoio