Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Inovação: prefeito confirma Campus Jundiaí na Semana de Tecnologia

Publicada em 19/10/2017 às 13:29

Por Pedro Fávaro Jr.

Criar o Campus Jundiaí, uma rede de ação incluindo 12 setores da vida pública da cidade – do Turismo ao Ensino Superior, da Cultura à Administração, da Comunicação ao Esporte e Inclusão; do Serviço Público ao Agronegócio –, com um conceito de pluralidade e assim revolucionar a gestão e reinventar o setor público.

O prefeito Luiz Fernando confirmou na abertura da Semana de Tecnologia o projeto do Campus Jundiaí

Este foi o desenho apresentado pelo prefeito Luiz Fernando Machado, na abertura da Semana da Tecnologia de Jundiaí, nesta quinta-feira (19), como proposta inovadora de administração pública. O evento prossegue nesta sexta (20) com o Startech Jundiaí – primeiro startup público municipal do País.

LEIA TAMBÉM
Primeiro Startech tem 125 candidatos inscritos

“Jundiaí já é melhor cidade do País para se viver e se investir”, afirmou o chefe do Executivo, apresentando dados sobre o cenário atual onde se insere a cidade (7º PIB do Estado de São Paulo; 4º IDH de SP e 11º do País, entre outras estatísticas); sobre as oportunidades e desafios que se apresentam, ao público presente formado gestores municipais de todas as áreas, empresários, cientistas e o representante do vice-governador, Márcio França.

“Se as gestões do passado olharam há 40 anos com responsabilidade nas questões do saneamento público, acredito que pensar numa cidade do futuro, interligada por fibra ótica, pensar no Campos Jundiaí e nessa reinvenção do setor público, encurtando distâncias, é a única maneira de se construir um legado”, afirmou.

VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO

Na opinião do prefeito, pensar nessa área de Inovação e tecnologia, para muitos políticos é hoje como era pensar há 40 anos em saneamento. “São coisas que acabam escondidas e não rendem politicamente”, brincou. “Mas garantem a qualidade de vida, garantem investimentos na cidade, garantem empregos e trabalho nos tempos que virão”, ponderou, lembrando que a Prefeitura de Jundiaí, desde março, tem um aplicativo que oferece 94 serviços pelo celular.

REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS

O evento foi aberto pelo economista e professor, Messias Mercadante de Castro, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do município. Ele discorreu sobre a 4ª Revolução Industrial, tema principal de seu pronunciamento, no auditório “Elis Regina”, no Complexo Argos.

O professor Mercadante abriu o evento e falou das quatro revoluções industriais

Mercadante apontou as transformações na história surgidas a partir das revoluções industriais, desde a hegemonia e liberalismo econômicos do século 17 (1ª); mudança de padrões no século 19, com a economia voltando-se para as necessidades da sociedade (2ª); até o Consenso de Washington, a busca por novas matrizes energéticas e a globalização das economias (3ª revolução industrial).

LEIA TAMBÉM
Jundiaí retoma ligação por trens com Porto de Santos até 2018

“O novo milênio viveu a crise mundial em 2008, ainda se ressente dela, mas iniciou a era da robotização, da inteligência artificial. Este é o ambiente da 4ª Revolução Industrial, onde existe a preocupação com a inovação, mas também com a sustentabilidade e o compromisso social”, argumentou na apresentação o professor Mercadante. Agradeceu a todos que ajudaram a formatar o encontro e o Startech que se iniciará nesta sexta-feira (20).

MODELO DE INOVAÇÃO

Como modelo da transformação e inovação estabelecidos pela administração municipal, a jornalista Mônica Gropelo apresentou a Rede TVTEC, da qual é superintendente. Mônica mostrou como, a partir de um projeto pensado há cerca de um ano e cuja implantação efetiva se deu a partir de 9 de agosto deste ano, a TVE (TV Educativa de Jundiaí) fundada em 1996 – foi transformada de analógica em digital, de estática e broadcast em uma rede multimídia, de conceituada como improdutiva em produtiva e reconhecida, por ser a primeira escola municipal gratuita do País em tecnologias digitais e produção audiovisual em convênio com o Centro Paula Souza.

LEIA TAMBÉM
Jovens da ACDC encerram oficina de Produção Audiovisual

“De agosto até agora, capacitamos e certificamos 47 pessoas em assistentes de Produção Audiovisual, Edição de Vídeos para Redes Sociais; iniciamos nossa segunda turma no dia 16 de outubro, com 80 inscritos (outros 70 na fila de espera) para essas mesmas áreas; formamos a primeira turma de adolescentes da Associação Cristã em Defesa da Criança e estamos abrindo um workshop para mais de 50 profissionais da área de comunicação para inserção e reinserção no mercado”, disse Mônica que ainda apresentou comparativos de custos e audiência com a TV Brasil e a TV Cultura, para confirmar a requalificação da TVTEC como prestadora de serviço público.  “Nós não estamos devolvendo só o dinheiro para os cidadãos e cidadãs: nós estamos devolvendo a eles a possibilidade do protagonismo, de participar das mudanças, de sugerir, de fazer parte delas”, esclareceu.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/10/19/inovacao-prefeito-confirma-campus-jundiai-na-semana-de-tecnologia/

Apoio