Cidades: Jundiaí está na campanha pelo fim da violência contra as mulheres
A Prefeitura lançou nesta segunda-feira (27) os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, campanha internacional apoiada pela ONU Mulheres que, pela primeira vez, chega à cidade. A programação, cuja prévia se deu na Marcha da Consciência Negra, teve como abertura oficial a palestra da psicóloga Mafoane Odara, tratando de “Violências contra as mulheres, interseccionismo e empoderamento”, no Complexo Fepasa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
A iniciativa é da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e da Assessoria de Políticas para as Mulheres, vinculada à Casa Civil.
LEIA TAMBÉM
Tecnologia e produção audiovisual a serviço da vida
Para a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, a reflexão e discussão são oportunidades, mas não devem ser pontuais. “Eu espero que estes 16 dias se transformem em 365. A sociedade ainda tem muito o que caminhar no sentido de atender a mulher violentada e na abordagem com o homem agressor”, destacou.
Na palestra, Mafouane tratou de conceitos como empatia, racismo, preconceito, estereótipo, discriminação, gênero, raça, violência de gênero, divisão das tarefas domésticas e apresentou dados e “cases” da violência contra as mulheres. “É necessário que também os homens falem com outros homens sobre a violência contra as mulheres, pois essa tem se mostrado a forma mais eficaz para o seu combate”, enfatizou. E fez um alerta: “No processo de transformação da sociedade, precisamos estar atentos a não sermos mais violentos que a violência que buscamos combater”.
DIREITOS HUMANOS
A programação dos “16 Dias” segue até o dia 9 de dezembro, com a apresentação da ação conjunta pelos Direitos Humanos com a Orquestra Municipal no Teatro Polytheama. Nesta terça-feira (28), a programação tem palestra sobre “Boas Práticas que as cidades podem adotar no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas”, com Adriana Carvalho, da ONU Mulheres, das 15h às 18h, também no Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1760).