Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Serviços essenciais têm combustível garantido por mais alguns dias

Publicada em 26/05/2018 às 12:01

Veículos de serviços considerados essenciais, como ambulâncias e viaturas dos bombeiros e Guarda Municipal, têm combustível para mais alguns dias em Jundiaí. Isso foi possível com a vinda de um caminhão escoltado por segurança até a cidade.

Segundo o gestor da Casa Civil da prefeitura, Gustavo Maryssael, apesar da conquista do caminhão, a situação ainda é delicada e não dá para precisar quanto tempo esse combustível vai durar. “Nossos esforços, agora, é para conseguir trazer combustível também para o transporte público, para que a cidade possa operar com um mínimo de frota e não fique sem o serviço”, explicou.

LEIA TAMBÉM:
Transporte coletivo será interrompido em Jundiaí a partir de domingo (27)

Na tarde de sexta-feira (25), o prefeito Luiz Fernando Machado decretou estado de emergência no município de Jundiaí, em razão do desabastecimento ocasionado pela paralisação nacional dos caminhoneiros e que já afeta a prestação de alguns serviços na cidade – entre eles o transporte público. Em nota, a prefeitura informa que não haverá transporte a partir deste domingo (27). “Continua valendo o que está no decreto”, explica Maryssael, “mas nosso esforço é para trazer mais combustível para a cidade.”

O combustível que chegou escoltado a Jundiaí foi levado a um posto de combustível na avenida Jundiaí, onde os veículos de serviços essenciais podem ser abastecidos. O posto também teria liberado o abastecimento para veículos de médicos e profissionais de saúde, desde que haja a comprovação do exercício da profissão.

Os equipamentos públicos foram abertos e estão operando normalmente neste sábado, segundo Maryssael. “Os PAs estão funcionando normalmente, os parques estão abertos”, declarou. “O que percebemos é um movimento menor, porque as pessoas estão saindo pouco de suas casas.”

Segurança

O gestor de Segurança Pública, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel, o Jacó, diz que a Guarda Municipal opera normalmente e que não houve ocorrências graves entre sexta-feira e a manhã deste sábado em Jundiaí. “As ocorrências que atendemos foram corriqueiras”, explicou. “Com a vinda de um caminhão com combustível para a cidade, esperamos trabalhar normalmente nos próximos dias.”

Saúde

As unidades básicas e outros espaços de atendimento de saúde deverão funcionar normalmente na segunda-feira (28). “Os serviços estarão funcionando, mas talvez não na totalidade que desejamos, devido à dificuldade de locomoção de alguns profissionais”, explicou o gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera. “Imagine um dentista que mora em outra cidade e que atende aqui, por exemplo”, citou. “Esse profissional certamente terá dificuldade para vir para cá.”

Serviços

Em virtude do desabastecimento e dos transtornos provocados pelas manifestações, o decreto municipal institui ponto facultativo para as repartições públicas municipais na segunda-feira (28).

O transporte coletivo segue com frota reduzida em 40% neste sábado (26). A partir da zero hora de domingo (27), o serviço será interrompido em toda a cidade.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/26/servicos-essenciais-tem-combustivel-garantido-por-mais-alguns-dias/

Apoio