Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Olimpíada de Redação convida para a música e inspira a criação

Publicada em 17/06/2018 às 09:27

Incentivar a leitura, estimular a escrita e a criatividade, revelando novos talentos literários em todas as idades: com esta proposta foi lançada na manhã deste sábado (16), no auditório da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot – Complexo Argos, a Olimpíada de Redação 2018 que em sua 14ª edição convida a todos os futuros participantes a viajar pelo mundo da música.

O encontro contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado; a titular da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques; e a diretora do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura, Rosana Faccioni Branco que durante o lançamento também promoveram a entrega da Antologia aos premiados na edição de 2017. Para apresentar música com muita qualidade e jovens talentos, o coral Canarinhos da Terra – Unidade Jundiaí, regido pela maestrina Vasti Atique, abrilhantou o evento.

Prefeito ressaltou a importância da proposta, o trabalho pedagógico realizado nas escolas

LEIA TAMBÉM:
“Prefeito por um dia” recebe terceiro grupo de estudantes

Na edição deste ano, o tema central da Olimpíada é “A melodia é a vida sensível da poesia”, inspirado na obra do compositor alemão Ludwig van Beethoven.

O prefeito Luiz Fernando ressaltou a importância do tema que amplia as possibilidades para a formação dos alunos, o trabalho pedagógico realizado nas escolas para promover o ensino de melhor qualidade, tendo como ponto alto o compromisso e as propostas da Escola Inovadora. “Juntos temos grandes desafios na construção de nossa cidade, cada cidadão contribuindo com a sua parcela de trabalho e participação. A boa educação edifica-se dentro dos lares, a partir da família, nas escolas. É muito importante que a cidade se volte para a construção da cidade, com respeito à preservação dos espaços oferecidos e às próprias pessoas.

Nesta gestão, o processo educacional tem um foco diferenciado, visando promover o melhor em educação, com a didática nas escolas sobre empreendedorismo para a formação dos futuros profissionais, o aprendizado de Inglês, dentre outras inovações. De olho no futuro a partir da construção de uma sociedade sólida, cada vez mais participativa, o estímulo ao aprendizado multidisciplinar para a formação integral de nossas crianças.”

A gestora de Educação referiu-se à música como fonte de inspiração para a transformação do ser humano. “Este é um momento enriquecedor, com a leitura e a escrita possibilitando mudanças na maneira de pensar e viver. A Olimpíada de Redação proporciona aos escritores um momento intenso de criação sobre temas diversos; pensar o mundo, a nossa Jundiaí do futuro, com mais qualidade de vida para todos. É cultura e educação, é a Escola Inovadora que faz lembrar o escritor Rubem Alves, com quem tive a grata satisfação de conviver; lembrando os ipês amarelos que florescem, trazendo novas possibilidades a cada criação de um novo texto que ficará perpetuado para as próximas gerações.”

A Olimpíada é voltada aos moradores de Jundiaí e de outras localidades. Cinco categorias estão disponíveis: Pré-mirim (1º e 2º ano do Ensino Fundamental 1), Mirim (3º e 4º ano do Ensino Fundamental 1), Infantil (5º ano do Ensino Fundamental 1 e 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2), Juvenil (1º ao 3º ano do Ensino Médio regular ou técnico) e Adulta (acima de 18 anos, desde que não esteja matriculado no Ensino Médio regular ou técnico). A inscrição já está aberta e pode ser feita até às 23h59 do dia 31 de agosto no site da Biblioteca ou no site da Prefeitura de Jundiaí. Cada participante pode inscrever uma obra. O texto deve ter 5.100 caracteres, no máximo.

Estudante considera a proposta importante
Depois de conquistar o 1º lugar na Categoria Juvenil em 2017, o estudante Vinícius Ragnini da Silva, 17, morador no Parque Residencial Eloy Chaves, hoje cursa Engenharia Química e conta que participou pela primeira vez da Olimpíada. “Ao conhecer a proposta, seu regulamento e organização, já tinha na cabeça o que poderia escrever. Identifico-me com dissertação, leio muito. Não esperava ganhar mas estava confiante. Considero a Olimpíada de Redação uma iniciativa bem elaborada, muito importante principalmente para os jovens que podem ampliar conhecimentos, divulgar os seus trabalhos. Este ano penso em participar novamente.”

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/06/17/olimpiada-de-redacao-convida-para-a-musica-e-inspira-a-criacao/

Apoio