Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Comandante Carla aborda estresse no trabalho policial no evento ‘Suicídio: As Dores da Alma’

Publicada em 04/09/2019 às 10:18

A tenente-coronel Carla Basson, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), sediado em Jundiaí, é uma das especialistas que participa do Palco da Cidade: Suicídio, As Dores da Alma.

“O policial atende a ocorrência e vê, ouve, sente o lado da família”, explica a comandante do 11º BPMI

Palco da Cidade: Suicídio, As Dores da Alma integra a campanha do Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção do suicídio – considerada a quarta principal causa de morte entre adolescentes e jovens no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“É a quarta edição do evento que considero importantíssimo, por refletir sobre a essência do ser humano e desta vez buscar mostrar a face final das dores que ele sente, dores interiores e invisíveis que o levam às vezes ao extremo de interromper a própria vida “, comenta a comandante do 11º BPMI.

A tenente-coronel Carla recorda que na sua profissão trabalha-se nos limites da sociedade e do ser humano. “Também no limite do ser humano que está dentro de uma farda, o policial. Ao atender uma ocorrência ele vê, ouve e sente o lado da família, daqueles que não entendem os acontecimentos”, comenta a oficial.

“Embora sejamos pessoas que trabalham com a segurança pública, temos um histórico familiar, uma base familiar, voltamos ao nosso lar ao término das ocorrências e precisamos estar inteiros para voltar ao seio da família, para continuar o nosso outro papel”, completa.

Para ela, o alto índice de estresse que recai sobre a atividade policial é responsável por um dos maiores índices de suicídios do país. “É uma das profissões das mais estressantes do mundo. Para evitar esse quadro temos algumas ações que aliviam essa carga pesada e procuram ajudar a mulher e o homem policiais a compreenderem e a administrarem melhor as situações pelas quais passam”, explica a comandante Carla.

Palco da Cidade: Suicídio: As Dores da Alma é uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, numa causa abraçada pelo prefeito Luiz Fernando Machado desde 2016. É promovido e realizado em parceria entre a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, CVV – Centro de Valorização da Vida, com produção da TVTEC e Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (Ugirc), Unidade de Gestão de Cultura e Teatro Polytheama. E com apoio da PM, FMJ, HU, Hospital São Vicente, Escola Divina Providência, Centro Budista Kadampa e imprensa local. O encontro será gratuito e aberto ao público. Interessados devem retirar os ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro, no dia 12 de setembro, a partir das 10 horas.

(Por Pedro Fávaro Jr. e Caroline Ferreira)

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/09/04/comandante-carla-aborda-estresse-no-trabalho-policial-no-evento-suicidio-as-dores-da-alma-1/

Apoio