Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Nasa divulga fotos com a diferença entre o pôr do sol em Marte e na Terra

Publicada em 05/08/2020 às 09:26

A NASA publicou fotos inéditas comparando a diferença entre o pôr do sol observável em Marte e na Terra. Com imagens da sonda Curiosity, a agência espacial americana mostrou a curiosa contraposição entre o planeta vermelho e o planeta azul: ao contrário do nosso pôr do sol avermelhado, o nosso vizinho do sistema solar vê o dia acabar com o céu em um tom azulado.

A agência espacial americana mostrou a contraposição entre o planeta vermelho e o planeta azul

Segundo a agência, não existe um motivo definido para o pôr do sol azulado e com jeito noturno que se observa no planeta vermelho, mas cientistas tentam justificá-lo a partir da escassez atmosférica e grande quantidade de poeira que existe no ar marciano.

Leia também:
Telescópio Hubble capta imagem nítida do verão de Saturno

“Os tons azulados derivam do fato de que esse pó bastante fino é do tamanho certo para que somente a luz azul penetre a atmosfera marciana de maneira eficiente”, afirma Mark Lemmon, astrônomo da Universidade A&M do Texas, membro do time científico que comanda a missão do rover Curiosity em Marte, em entrevista ao canal oficial da NASA.

“Quando a luz azul se espalha pela poeira, ela fica mais próxima da direção do Sol do que a luz de outras cores. O resto do céu é amarelo e alaranjado, pois as luzes amarela e vermelha se espalham por todo a atmosfera, em vez de serem absorvidas ou ficarem próximas ao sol”, completou.

(Fonte: Hypeness/Foto: Divulgação)


Leia mais AstronomiaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/08/05/nasa-divulga-fotos-com-a-diferenca-entre-o-por-do-sol-em-marte-e-na-terra/

Apoio