Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Telescópio Hubble capta imagem nítida do verão de Saturno

Publicada em 05/08/2020 às 09:05

O telescópio Hubble, da NASA, captou uma nova foto do verão no hemisfério norte de Saturno, cheia de detalhes. Registrada no último dia 4 de julho, a imagem retrata o momento em que o planeta estava a 839 milhões de milhas da Terra, segundo comunicado do site da agência espacial norte-americana.

Registro foi feito no dia 4 de julho

De acordo com a NASA, o telescópio encontrou uma série de pequenas tempestades atmosféricas e ligeiras variações de cor — em relação a observações captadas pelo equipamento em 2019 — nas faixas características do astro. Além dos anéis, as tonalidades marrons-amareladas que popularizaram Saturno são efeito da atmosfera majoritariamente composta por hidrogênio e hélio, com traços de amônia, metano, vapor de água e hidrocarbonetos.

Leia também:
Nasa divulga fotos com a diferença entre o pôr do sol em Marte e na Terra

Hubble, que completou 30 anos de lançamento ao espaço em abril deste ano, também fotografou uma leve neblina avermelhada no hemisfério norte saturniano. O fenômeno pode ter sido causado pelo aumento de incidência de luz solar, que pode ter modificado a circulação atmosférica ou, talvez, removido gelo de aerossóis.

Outra teoria para explicar a tal ocorrência aponta para a possibilidade do aumento da luz solar estar alterando a quantidade de névoa fotoquímica, formada por átomos e moléculas capazes de interagir com a luz. De outro ângulo, o agora visível polo sul saturniano apresenta um tom de azul, refletindo mudanças também no hemisfério onde é inverno no planeta. Na nova fotografia, também é possível observar duas das luas de Saturno: Mimas, à direita, e Encélado, na parte inferior.

(Fonte: Hypeness/Foto: Reprodução)

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/08/05/telescopio-hubble-capta-imagem-nitida-do-verao-de-saturno/

Apoio