Telescópio Hubble capta imagem nÃtida do verão de Saturno
O telescópio Hubble, da NASA, captou uma nova foto do verão no hemisfério norte de Saturno, cheia de detalhes. Registrada no último dia 4 de julho, a imagem retrata o momento em que o planeta estava a 839 milhões de milhas da Terra, segundo comunicado do site da agência espacial norte-americana.
De acordo com a NASA, o telescópio encontrou uma série de pequenas tempestades atmosféricas e ligeiras variações de cor — em relação a observações captadas pelo equipamento em 2019 — nas faixas caracterÃsticas do astro. Além dos anéis, as tonalidades marrons-amareladas que popularizaram Saturno são efeito da atmosfera majoritariamente composta por hidrogênio e hélio, com traços de amônia, metano, vapor de água e hidrocarbonetos.
Leia também:
Nasa divulga fotos com a diferença entre o pôr do sol em Marte e na Terra
Hubble, que completou 30 anos de lançamento ao espaço em abril deste ano, também fotografou uma leve neblina avermelhada no hemisfério norte saturniano. O fenômeno pode ter sido causado pelo aumento de incidência de luz solar, que pode ter modificado a circulação atmosférica ou, talvez, removido gelo de aerossóis.
Outra teoria para explicar a tal ocorrência aponta para a possibilidade do aumento da luz solar estar alterando a quantidade de névoa fotoquÃmica, formada por átomos e moléculas capazes de interagir com a luz. De outro ângulo, o agora visÃvel polo sul saturniano apresenta um tom de azul, refletindo mudanças também no hemisfério onde é inverno no planeta. Na nova fotografia, também é possÃvel observar duas das luas de Saturno: Mimas, à direita, e Encélado, na parte inferior.
(Fonte: Hypeness/Foto: Reprodução)