Tecnologia: Yahoo tem vazamento de três bilhões de contas
Um bilhão já era muito. Mas num comunicado à SEC, órgão correspondente à nossa Comissão de Valores Mobiliários, a Verizon, atual proprietária do Yahoo, admitiu que é de 3 bilhões (aproximadamente) o número de contas às quais os hackers tiveram acesso na invasão ocorrida em 2013.
LEIA TAMBÉM:
“Ser online ou não ser, eis a questão!”
Um problema que só foi comunicado em 2016. A informação vem quatro meses depois que a Verizon concluiu a compra do Yahoo. E atenção: em 2014 houve uma outra invasão, que pegou 500 milhões de contas.  Mas sabe lá o que são 3 bilhões de contas?É praticamente metade da população do planeta, que tem 7,5 bilhões de habitantes. A empresa levou três anos para descobrir o rombo e um ano inteiro para concluir a investigação. Essa revelação chega na hora em que a Equifax está tentando explicar como permitiu a existência de brechas em sua segurança, que levaram ao vazamento das informações de crédito de 145,5 milhões de pessoas.
***
Riscos do email
A Symantec publicou nesta quarta-feira (4) estudo sobre os riscos representados pelo uso global de e-Mail (chama-se Internet Security Threat Report 2017). O estudo traça um panorama das ameaças encontradas nesse meio de comunicação. Atualmente, demonstra o documento, os cibercriminosos se aproveitam do fato de que e-Mails circulam por todo o mundo e são a principal forma de comunicação entre indivÃduos e empresas. Um exemplo citado pelo estudo é o phishing utilizando um falso documento do Google, identificado pela Symantec em maio deste ano.
Estes são os principais fatos relatados no documento:
– O e-mail é o vetor de infecção mais comum no mundo virtual;
– A cada nove e-mails, um continha malware no primeiro semestre de 2017;
– Aproximadamente 8.000 empresas são alvos de ataques de Business Email Compromise (BEC) todos os meses (são emails de falsos presidentes, falsos diretores ou falsos gerentes ordenando transferências bancárias, por exemplo). As empresas sob ataque recebem em média cinco BEC e-Mails por mês.
– A taxa de spam no primeiro semestre de 2017 atingiu 54% (após perÃodos de retração nos últimos dois anos) e a expectativa é de que continue a subir até o final do ano.
Fonte: Paulo Brito (notÃcias, alertas, opinião)