Science Days: evento é aberto para um público de mais de 8 mil pessoas
Considerada a maior edição da história do evento, na América Latina, o Science Days de Jundiaí, promovido pela Nasa, com o apoio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, reuniu em sua abertura, no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – cerca de oito mil pessoas, entre estudantes das redes pública e privada da cidade, professores e público em geral.
O evento começou no Pavilhão Central, transmitido ao vivo nos canais 24 da Net e 60,2 (TV Câmara), UHF e nas redes sociais pela TVTEC. A palestra de abertura foi realizada para um público de mais de 1200 pessoas (600 sentadas) por Mike Lester, um dos cientistas da Nasa que, usando dinâmicas que envolveram o público, sobre transferência de tecnologia.
Entre outras coisas, o pesquisador foi aos poucos falando das conquistas da humanidade, por meio da corrida espacial e dos experimentos da agência espacial norte-americana. Entre os exemplos, citou os smartphones, o GPS e a tecnologia eletrônica usada em fazendas de todo o mundo. A palestra terminou por volta das 10h45, em meio a grande movimento. Os estandes mais visitados até essa hora tinham sido o Planetário e o estande da Nasa.
“Estamos contando as horas e imaginando quantas coisas novas vamos ver”, comentou Abner Ramos, junto aos colegas da EMEB Rotary Club, Vitória Silva e Luiz Henrique dos Santos, igualmente muito empolgados. Os três fazem parte do grupo de mais de 6 mil alunos do sistema municipal de ensino, redes estadual e privada que participam, nesta quinta-feira (08), do Science Days, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva). Pela estrutura, os técnicos já o consideram como o maior Science Days da América Latina.
(Pedro Fávaro Jr. e Letícia Poza)