Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

‘Suicídio: As Dores da Alma’ foca na falta de vínculos na infância, automutilação na adolescência e solidão no adulto

Publicada em 06/09/2019 às 16:55

A Prefeitura Municipal de Jundiaí promove na sexta-feira (13), a quarta edição do Palco da Cidade – encontro que abre reflexão sobre valorização da vida e o diálogo sobre “Suicídio: As Dores da Alma”. A data marca o Setembro Amarelo, mês da conscientização do suicídio, quarta principal causa de morte entre adolescentes e jovens no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A psiquiatra Maria Cristina de Stefano editou a agenda do filho Felipe, anotações feitas por ele antes dele tirar a própria vida

De 2011 a 2016, foram quase 4900 mortes de jovens de 10 a 19 anos, e os números seguem crescendo. Dialogar e quebrar os tabus criados na sociedade sobre falta de vínculos na infância, automutilação na adolescência e solidão no adulto, são os principais objetivos do evento. Neste dia, diversos especialistas conversam questões de saúde mental, depressão, sentimento de culpa, responsabilidade social, apoio emocional, principalmente para o público jovem, e muito mais.

Suicídio: A Epidemia Calada – evento 2018

Em agosto do ano passado mais de 1200 marcaram presença no Teatro Polytheama com um minuto de silêncio em homenagem a todos os atingidos por essa violenta infecção, que primeiro tira do equilíbrio psicológico e depois ceifa da história pessoas de todas as idades e desestrutura famílias em todas as partes do mundo.

A psiquiatra Maria Cristina Ramos de Stefano editou o que tinha sido uma espécie de agenda, uma coletânea de anotações feitas pelo filho dela Filipe, que tirou a própria vida, o livro “Suicídio, Epidemia Calada”. A publicação foi o embrião do que é hoje o evento que em sua segunda edição levou o título do livro.

Confira os convidados para o encontro:

• Karina Okajuma Fukumitsu: Psicóloga, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga. Pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia – USP. Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology – EUA. Conhecida também como a educadora dos pés descalços;
• Carla Basson: Tenente Coronel 11º BPMI de Jundiaí;
• Elaine Machado: Coordenadora de Estudos de Desenvolvimento de Voluntários (CVV);
• Karen Scavacini: Psicóloga, Mestre em Saúde Pública, Doutora em Psicologia, autora de livros e capítulos nacionais e internacionais sobre prevenção e posvenção do suicídio.
• Kelsang Chime: Monja budista e professora residente do Centro Budista Kadampa Vajrayoginy

Palco da Cidade: Suicídio: As Dores da Alma é uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, numa causa abraçada pelo prefeito Luiz Fernando Machado desde 2016. É promovido e realizado em parceria entre a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, CVV – Centro de Valorização da Vida, com produção da TVTEC e Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (Ugirc), Unidade de Gestão de Cultura e Teatro Polytheama. E com apoio da PM, FMJ, HU, Hospital São Vicente, Escola Divina Providência, Centro Budista Kadampa e imprensa local. O encontro será gratuito e aberto ao público. Interessados devem retirar os ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro, no dia 12 de setembro, a partir das 10 horas. (Por Pedro Fávaro Jr. e Caroline Ferreira)

SERVIÇO:
Suicídio: As dores da alma
Data: 13/09/2019
Horário: a partir das 19h
Local: Teatro Polytheama


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/09/06/suicidio-as-dores-da-alma-foca-na-falta-de-vinculos-na-infancia-automutilacao-na-adolescencia-e-solidao/

Apoio